O que uma missa e os Trending Topics tem em comum?

Fonte da imagem: agência de notícias do Vaticano

Antes de você começar o este post, aviso que não se trata de religião, usei a missa apenas como exemplo, pois o insight eu tive enquanto estava em uma. Vamos ao post.

Algumas semanas atrás eu fui a uma missa com a minha esposa, porém essa não era uma missa como a de todo domingo. Era uma das primeiras do ano, e por conta disso os novos cânticos, que iriam ser entoados neste ano, estavam sendo apresentados naquele dia.

Ninguém sabia a letra, o ritmo nem o momento para bater palmas ou cantar o refrão. Mas durante a uma das apresentações alguém resolveu bater uma palma que encaixou certo com o ritmo da música, em seguida todos foram seguindo as palmas e ao final ficou conhecido que naquele momento era adequado bater palmas.

Esse é um dos exemplos de como o trending topics do Twitter funciona. Estamos em uma rede social e de repente alguém posta algo que acha interessante, como se fosse uma palma em uma canção de igreja, e todos que acham que é valido, vão atrás até a igreja está toda tomada. Aos poucos as palmas vão diminuindo, assim como a freqüência de tweets, até se extinguir totalmente.

O Mashable, em 2011, ao pesquisar como funcionam os trending topics descobriu que 31% da base de um assuntos mais falado na rede são tweets retuitados e que 72% deles foram originados apartir de um tweet feito por um veículo de mídia tradicional. Isso significa  que “O mais importante nos trendings são os retweets de outros usuários que são mais relacionados ao conteúdo do que é compartilhado do que os atributos do próprio usuário.” Ao trazer esses dados para dentro da igreja percebi que as palmas originaram de um membro assíduo da paróquia e que os demais foram seguindo até tomar conta do ambiente.

É assim que funcionam os o trendidng topics, seja no twitter, seja em uma grande rede social dominical: a igreja.

Clique aqui para conferir a pesquisa completa

Compartilhar este Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Posts Relacionados

Deixe um Comentário