Agente de Memes: Nova profissão, velha tática

Agente de Memes: Nova profissão, velha tática

Ninguém está imune de se tornar meme. Tudo que você fizer, falar, fotografar ou filmar está sujeito a se tornar um hit na internet. Uma ideia boa ou ruim e um celular com 3G são suficientes para fazer de você o novo meme do verão. A oportunidade de qualquer um entrar para o estrelato da web fez surgir uma nova profissão: Agente de Memes. Essa profissão nasceu da lacuna que existe entre a oportunidade de gerar lucro em pouco tempo e a oportunidade de mídia espontânea que uma web celebridade memética proporciona.

 O agente de memes não é uma profissão nova, a novidade está no objeto de trabalho. Ele não trabalha com celebridades da mídia de massa, até trabalha, mas ela precisa ter uma over exposição na internet. Quem já assistiu ao filme Chicago sabe que o personagem do Richard Gere era um advogado que se aproveitava da exposição dos casos para colocar os seus trabalhos em evidência. O filme se passa na década de 20 e está baseado em fatos reais.

 A internet proporcionou os 15 minutos de Trending Topics as pessoas e o agente de memes é o responsável por monetiza-lo. Um exemplo deste caso foi o Meme da Luíza no Canadá. Quando ela massificou sua exposição vimos uma porção de campanhas com o nome da garota, ela foi contratada para aparecer em eventos e até atacar de DJ. Similar aconteceu com o grupo Para Nossa Alegria que fez campanha para a Pepsi e hoje possuiu uma empresa gerindo a sua carreira.

Eu não considero que o agente de meme seja uma coisa ruim, se o meme está em evidência porque não aproveitar o momento e lucrar com isso? É algo que logo cairá no esquecimento, então é melhor aproveitar para pagar as contas.

Fica a cargo do meme ou seu criador se vai entrar nessa onda e dar uma porcentagem para um agente monetizar a exposição ou ficar somente na cultura da web e ser substituído por outro meme em seguida.

Post inspirado no Braincast 17

Imagem: Paul Taylor

Compartilhar este Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Posts Relacionados

Deixe um Comentário